TRATAMENTO CAPILAR - TRICOLOGIA
Qualquer ameaça de perda ou dano aos cabelos gera na maioria das pessoas preocupação e abalo na autoestima, justamente por se tratar de um componente fundamental de identidade pessoal e símbolo de beleza. Por isso, cada vez mais a saúde e a estética se voltam para uma ciência ainda pouco conhecida pela maioria das pessoas, a tricologia.Tricologia, palavra que vem da junção do grego thricos (cabelos) + logos (estudo), é o ramo da ciência que teve início em 1902, com o propósito de estudar cabelos, pelos e os problemas relacionados a eles.
A tricologia é responsável pelo diagnóstico e tratamento das disfunções estéticas e patológicas relacionados aos cabelos, couro cabeludo e pelos. Existem cerca de 2.500 causas que podem levar a determinadas afecções e desencadear a perda de fios. Para cada uma delas existe um tratamento específico.
O tricologista deve estar em contato permanente com as inovações da área para que o trabalho obtenha resultados cada vez mais eficazes. O profissional especializado orienta tratamentos e as devidas mudanças de hábitos aos seus pacientes, pois muitas vezes parte do problema se deve à má alimentação, estresse, ansiedade e muitos outros fatores que causam distúrbios capilares, ou seja, os problemas na maioria dos casos ocorrem de dentro para fora. A tricologia atua tendo a cooperação disciplinada do paciente, obtendo dessa forma excelentes resultados.
O objetivo do tratamento para queda de cabelos é recuperar ou manter os fios de cabelos e a saúde do couro cabeludo. Os recursos e técnicas geralmente utilizados são: tratamento tópico e por via oral, microagulhamento capilar e intradermoterapia, laser e fotobiomodulação que podem trazer bons resultados para os mais variados problemas capilares. Além disso, o tratamento clínico para a perda de cabelos tem sido um importante aliado do transplante capilar.